Apresentação

1. Temática

            Diferente de ter um tema específico este projeto possui uma temática. Trata-se, sobretudo, de uma linguagem própria e uma linha histórica a ser seguida.
            Baseando-se na fonte inspiradora da missão de Dom Bosco descrita no “sonho dos 9 anos”, a necessidade da salvação da juventude, que norteou toda a sua obra, encontramos em nosso pai e mestre um modelo de “sonhador”, que muito além de sonhos escritos e contados com efeito pedagógico, doou-se por inteiro no grande projeto: “Da mihi animas coetera tolle”.
            Diante de uma sociedade capitalista, muitas vezes fatalista, desacreditamos nos grandes ideais, e tendemos a apenas sobreviver. Frente a uma realidade semelhante, onde a juventude estava desacreditada, Dom Bosco planta sementes de esperança no coração dos seus meninos, guiando-os a se tornarem bons cristãos e honestos cidadãos. O sonho de uma formação integral que salvasse o jovem das ruas mas também levasse sua alma a Deus é o ideal que ainda hoje buscamos realizar. Eis o grande sonho de Dom Bosco. Não é um sonho qualquer, mas “O Sonho”!
            Somos chamados a sermos sonhadores como ele, acreditando nos mesmos ideais e trilhando caminhos de santidade juvenil com nossos interlocutores.


2. Linguagem

            Neste encontro adotaremos um vocabulário específico que será uma ponte de interação e construção coletiva da temática. Inspirados no protagonismo juvenil, todos os participantes serão chamados SONHADORES.
Estamos vivenciando um mesmo sonho, trilhando um mesmo caminho em direção ao Pai, um caminho de santidade juvenil. Cada colaborador (palestrante/coordenador de grupos) será chamado de SEMEADOR, serão os responsáveis por cultivar em cada sonhador as sementes certas para o sonho acontecer.
Cada tema a ser trabalhado será idealizado, ou seja, elevado à sua potência máxima, ao seu grau de perfeição, e colocado como meta a ser atingida, como SONHO. Em outras palavras, se eu quero falar de fraternidade, por exemplo, colocarei o meu tema como um ideal e trabalharei um SONHO DE FRATERNIDADE. E assim teremos opções para as diversas temáticas que surgirão naturalmente nos anos seguintes (da Igreja, da Congregação ou da sociedade). Lembrando que o sonho maior (O Sonho) é o de Dom Bosco, o da Salvação das Almas, este é o que dá nome ao encontro, não esses outros que são temas a serem trabalhados.
Os momentos oracionais serão chamados ENCONTROS, inspirados nas palavras do papa emérito Bento XVI, que diz que o cristianismo é um encontro com uma pessoa, a pessoa de Jesus Cristo. Baseado nisso, cada momento de espiritualidade será um encontro com uma pessoa ou com várias, que nos levem ao Encontro com o Senhor.


3. Objetivos

·        Tornar cada momento em uma oportunidade FORMATIVA;
·   Partir da EXPERIÊNCIA CONCRETA, fazendo interpretações da realidade, apontando caminhos para o crescimento integral do jovem;
·     Vivenciar os diversos aspectos da Espiritualidade Juvenil Salesiana, teorizando-as coletivamente após cada momento para que seja construída, coletivamente, a consciência do ato realizado;
·  Preservar/Restaurar valores fundamentais, tais como: fé, família, amizade etc.


4. Metodologia

        Utilizar-se do lúdico para construir um tema a partir das experiências particulares, norteados por uma ideologia. Para isso, utilize-se de todas as artes disponíveis (música, dança, teatro, desenho, pintura etc), dinâmicas, vídeos etc. Após cada construção temática, os jovens devem ser distribuídos em grupos pequenos para partilharem a experiência vivida e buscarem entender os efeitos que ela pode provocar em suas vidas.


5. Programação e Conteúdos
           

            Atentos aos sinais dos tempos, onde tudo acontece ao mesmo tempo, o jovem assiste TV enquanto estuda para uma prova, escuta música e conversa com alguém através de algum dispositivo móvel ou rede social, entendemos que “O Sonho” deve ser dinâmico e intenso.



Para conhecer todo o nosso projeto, acesse o arquivo aqui.